terça-feira, 28 de setembro de 2010

Conceito e Função da Moeda

Conceito da Moeda:

É difícil imaginar alguém que produza todos os bens de que necessita. Aquilo que cada um não produz obtém-no trocando o que tem excesso por aquilo que lhe faz falta.
A moeda é, portanto, um bem de aceitação generalizada que se utiliza como intermediário nas trocas, isto é, em todos os actos de compra e venda de bens e serviços. A moeda surge, assim, como um bem que todos os indivíduos aceitam sem contestação e que é utilizada para medir o valor de todos os bens e serviços. Este facto explica o incremento que a actividade comercial conheceu nos últimos anos.

Funções da Moeda:

- A de unidade ou medida de valor, visto ser através da moeda que se expressam os valores dos bens e dos serviços;

- E de meio de pagamento geral e definitivo pois, sendo aceite por todos os componentes de uma comunidade, qualquer dívida pode ser paga em moeda;

- A de reserva de valor, que se traduz na possibilidade de e retenção de moeda de moeda, por tempo indeterminado, assegurando assim a capacidade de adquirir bens ou serviços no futuro.

Evolução e espécies da Moeda:

 Espécies da Moeda:

- Moeda Mercadória
- Moeda Metálica
- Papel-Moeda
- Moeda Bancária
- Moeda Escritural

 Evolução da Moeda:

- Moeda Mercadória - Era quando, por exemplo, os pescadores utilizavam como moeda, conchas, os pastores, o gado, os agricultores, os cereais, etc..

- Moeda Metálica - Esta moeda foi efectuada, porque a outra tinha algumas desvantagens tais como:  o gado, não se partia ao meio, o peixe, estragara-se e a sua manipulação era difícil. Desta forma foi-se generalizando, como moeda , a sua utilização de metais, nomeadamente a prata e o ouro.

- Papel-Moeda - Com a escassez dos recursos e os custos de extracção dos minérios, conduziam-se o aparecimento de outra espécie de moeda, o papel-moeda, este valor não era pelo ouro ou pela prata , mas sim pelo que estava imprensado, nem se a nota era grande ou pequena. Esta moeda é fácil de transportar, guardar e manusear.

- Moeda Bancária - Esta traduz-se nos bancos, através de simples registos nas contas dos sues clientes e também os cheques que os clientes passam.

- Moeda Escritural - Resulta da utilização dada ao valores depósitos nos bancos. Exemplos deste tipos de moeda são cheques e os cartões de débito e de crédito.

Formas actuais de Moeda:

As formas actuais de moeda são:

- Moeda Electrónica - Resulta da utilização de cartões informatizados em máquinas postas pelos bancos á disposição dos seus clientes em vários locais, dentro e fora das suas instalações, ou seja, na rua, nos centros comerciais, etc. Deste modo, o detentor de um desses cartões, como seja o Cartão Multibanco, poderá em qualquer dia e hora ter acesso á sua conta bancária.

- Moeda Informática - Resulta de ordens dadas por computador entre agentes económicos. De facto, muitas empresas dão ordens de pagamento aos sues bancos por via informática, já que dispõem, nas suas instalações, de um terminal de um computador que as liga directamente á sua entidade bancária.
Assim , através de instruções informatizadas, os negócios efectuam-se de forma rápida e eficaz. Este sistema já existe no nosso país, sendo possível o seu alargamento de desenvolvimento da actividade produtiva.

Moedas de alguns países:

País - África do Sul
Moeda - Rand

País - Alemanha
Moeda - Euro

País - Angola
Moeda - Kwanza

País - Arábia Saudita
Moeda - Rial

País - China
Moeda - Yuan

País - Costa Rica
Moeda - Colona

País - Dinamarca/Islândia
Moeda - Coroa

País - Argentina/Colômbia
Moeda - Peso
`
País - Austrália
Moeda - Dólar

País - Costa do Marfim/França/Bélgica
Moeda - Franco

País - Brasil
Moeda - Cruzado

País - Egipto
Moeda - Libra

País - Espanha
Moeda - Euro

Sem comentários:

Enviar um comentário